Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequencia hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
- Estratégia de estudo;
- Estratégia de apresentação de itens curriculares;
- Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar;
- Pesquisas educacionais.
Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas rotineiras, tais como:
- Tornar claro os conceitos difíceis, arranjados em uma ordem sistemática;
- Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles;
- Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes;
- Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos;
- Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações;
- Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos;
- Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino;
- Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando.
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