segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Motivação - História dos Números Complexos

      O conceito de número complexo se desenvolveu gradativamente, como ocorreu com os demais tipos de números. Algumas equações de grau 2, como x² + 1 = 0 não haviam solução até o século XVI, pois para os matemáticos da época a raiz negativa não existia. Porém, não foi este o motivo pelo qual os números complexos surgiram.
 
      Ao passar dos anos, alguns matemáticos viram o mesmo problema para equações do 3º, onde que se percebeu que os números reais não eram suficientes para resolver este tipo de equação.
 
      CURIOSIDADE: Os números complexos surgiram na época do Renascimento, onde a Europa estava se recuperando da peste negra e tinha uma forte influência do Humanismo. A matemática grega não era compreendida, pois poucos sabiam ler grego e era um assunto complexo. Assim, os europeus acabaram seguindo para outros ramos e continuaram a difundir a Matemática.
 
LINHA DO TEMPO
 
 

      A história da matemática como metodologia de ensino leva para a sala de aula questões relativas às necessidades humanas que deram origem a conceitos matemáticos e às produções teóricas consequentes das abstrações e generalizações obtidas. O grande desafio para os professores de matemática que procuram fazer uso da história da matemática em sala de aula consiste na transformação das informações históricas obtidas por meio de pesquisas bibliográficas em atividades de ensino que propiciem aos alunos um encontro histórico com o conhecimento matemático e na elaboração de abordagens pedagógicas que favoreçam a reconstrução e assimilação dos conceitos envolvidos nestes conteúdos.
 

 REFERÊNCIAS: 

 
Vailati, J. S & Pacheco, E. R. " Usando a História a Matemática no Ensino Da Álgebra ". Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/702-4.pdf. Último acesso em 16 ago. 2013.
 
Puhl, Cassiano S. "Matemática Complexa". Disponível em https://sites.google.com/site/matematicacomplexa/iniciodoprojeto/origem-dos-numeros-complexos. Último acesso em 16 ago. 2013.
 
 

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