O conceito de número complexo se
desenvolveu gradativamente, como ocorreu com os demais tipos de números.
Algumas equações de grau 2, como x² + 1 = 0 não haviam solução até o
século XVI, pois para os matemáticos da época a raiz negativa não existia. Porém, não foi este o motivo
pelo qual os números complexos surgiram.
Ao passar dos anos, alguns matemáticos
viram o mesmo problema para equações do 3º, onde que se percebeu que os números
reais não eram suficientes para resolver este tipo de equação.
CURIOSIDADE: Os números complexos surgiram na época do Renascimento, onde a Europa estava se recuperando da peste negra e tinha uma forte influência do Humanismo. A matemática grega não era compreendida, pois poucos sabiam ler grego e era um assunto complexo. Assim, os europeus acabaram seguindo para outros ramos e continuaram a difundir a Matemática.
LINHA DO TEMPO
A
história da matemática como metodologia de ensino leva para a sala de aula
questões relativas às necessidades humanas que deram origem a conceitos
matemáticos e às produções teóricas consequentes das abstrações e
generalizações obtidas. O grande desafio para os professores de matemática que
procuram fazer uso da história da matemática em sala de aula consiste na
transformação das informações históricas obtidas por meio de pesquisas
bibliográficas em atividades de ensino que propiciem aos alunos um encontro
histórico com o conhecimento matemático e na elaboração de abordagens
pedagógicas que favoreçam a reconstrução e assimilação dos conceitos envolvidos
nestes conteúdos.
REFERÊNCIAS:
Vailati, J. S & Pacheco, E. R. "
Usando a História a Matemática no Ensino Da Álgebra ". Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/702-4.pdf.
Último acesso em 16 ago. 2013.
Puhl, Cassiano S. "Matemática Complexa". Disponível em
https://sites.google.com/site/matematicacomplexa/iniciodoprojeto/origem-dos-numeros-complexos.
Último
acesso em 16 ago. 2013.
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